Entrevista com a Profa. Dra. Mara Behlau
A Equipe do Programa HumanizaVoz entrevistou a Dra. Mara Behlau, PhD, Fonoaudióloga, Consultora em Comunicação Humana para indivíduos e empresas, que é também Coach com especialização em executivos, certificada pelo Neuroleadership Group – NLG Brasil, instituição na qual é também instrutora. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, ela leciona nos cursos de Pós-graduação: do Departamento de Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP (Escola Paulista de Medicina) e dos programas Certificate in Business Administration e Business Projects no INSPER (antigo IBMEC), São Paulo. Neste, ministra a disciplina Relacionamento Interpessoal – Comunicação em Negócios. Dra. Mara também dirige o Centro de Estudos da Voz (CEV), empresa na área de assessoria, consultoria e ensino em Comunicação Humana. Palestrante reconhecida nacional e internacionalmente, recebeu mais de 60 prêmios e honrarias. Além disso, é qualificada em instrumentos de autodesenvolvimento, análise de estilo de comunicação, perfil de personalidade e inteligência emocional. |
Dra. Mara, algumas empresas têm investido no aprimoramento da Competência Comunicativa de seus funcionários. Esse é um campo promissor para a Fonoaudiologia no Brasil?
Sim, muito promissor, mas que exige especificidade, estudo complementar e mudança de atitude quando se compara com a atuação clínica. A empresa tem regras diversas das que estamos habituadas na área da saúde e é preciso aprendê-las. Contudo, elas muitas vezesnão são explícitas. É uma área bastante atraente para os colegas que têm perfil para esse tipo de atuação. A Competência Comunicativa aparece quase sempre nos feedbacks de melhoria de comportamento e os líderes cobram mudanças. O fonoaudiólogo é um dos profissionais que pode contribuir para isso.
No que consiste o trabalho realizado pelo fonoaudiólogo nesse campo?
Não há uma definição e nem um consenso do que o fonoaudiólogo faz nesse campo, que ainda está em formação. Evidentemente, os aspectos vocais e auditivos são os de solicitação mais imediata, mas cada vez mais uma comunicação eficiente tem sido o foco das empresas. Posso destacar os programas que o CEV tem oferecido para as empresas, listados abaixo, mas há muitos outros no mercado.
» Comunicação consciente
» Comunicação para o sucesso pessoal e profissional
» Neurociência e comunicação
» Estilos de comunicação
» Assertividade, argumentação e persuasão
» Comunicação masculina e feminina: cérebro sistemático X empático
» Como lidar com interlocutores difíceis
» Conflitos interpessoais e negociação
» Estilos de negociação e comunicação
» Tipos psicológicos e comunicação
» Saúde e bem-estar vocal
» Excelência no atendimento ao cliente
» Técnicas para falar em público
» Técnicas para falar de improviso
» Media training
» Como dar feedback
» Redação corporativa: estratégias para e-mail
Quais os resultados para o profissional e para a empresa?
Esse é um aspecto importante, porque a empresa quer métricas e temos que definir, a priori, como medir o que será trabalhado. Temos que definir com a empresa quais os resultados esperados, o que varia de programa para programa.
Nova Friburgo é reconhecida como referência em moda íntima no Brasil. Vendedores e gestores podem participar de treinamentos como esses?
Com certeza são um público-alvo importante. Já fiz trabalhos com todos os funcionários de uma empresa, do presidente ao copeiro, com excelentes resultados.
Em uma ano de eleições, onde uma comunicação transparente é essencial, qual a meta principal para aqueles que apresentarão suas propostas?
A meta da comunicação de qualquer pessoa é produzir respostas nos ouvintes, fazê-los refletir e, no caso das eleições propriamente ditas, oferecer o voto a um candidato. O Brasil vive um momento diferente e pede que seus líderes se posicionem. Faltas e falhas de comunicação são também mensagens e o eleitor as identifica.